EQUIPA

ANA VIEGAS 

Ana (Portugal, 1985) estudou psicologia (ISPA), audiovisual (Restart) e cinema (Mestrado, ESTC). Teve formação como actriz e participou em grupos de teatro de improvisação e formações/residências de criação teatral com a Companhia de Teatro O Bando e Gil Alon (improvisação, movimento e desenvolvimento pessoal). No cinema, colaborou em diversos filmes como assistente de realização e produção. Foi gerente do Cinema Nimas onde organizou mostras de cinema e foi co-coordenadora de produção no Lisbon & Estoril Film Festival 2012. Elaborou diversas formações com grupos de adolescentes utilizando ferramentas do teatro e do audiovisual, destacando o atelier de cinema do projeto V.I.D.A.: Vivências Inesquecíveis em Diário Artístico, o Ginásio Mental com jovens no bairro da Cova da Moura, o grupo de raparigas do Programa ANTES – Adolescentes Não Tóxicos Encontram Saídas (CAT- Restelo).

INÊS T. ALVES

ines-alves.net
Inês (Portugal, 1987) está interessada nas formas colaborativas de vida e criação, e confia no potencial criativo e transformador do Encontro, e no contacto com o saber intuitivo. Tem um mestrado em Cinema Documental pela University of the Arts London – bolseira da F. C. Gulbenkian. Realizou diversas curtas-metragens documentais e experimentais e sua primeira longa-metragem documental ÁGUAS DO PASTAZA, produzida pela Oublaum Filmes, estreou na Berlinale – Festival de Cinema de Berlim em 2022, ganhou vários prémios e teve estreia comercial nos Cinemas em Portugal e Internacionalmente. Desde 2012 desenvolve oficinas de cinema em diversos contextos, tendo colaborado com a associação Os Filhos de Lumière, Videoteca de Lisboa, Cineclube de Viseu, associação PédeXumbo, etc. De 2015 a 2024 co- organizou o MOVIMENTO, uma oficina colaborativa de cinema.

MARTA LEÓN

maquinasabsurdas.com
Marta (Espanha, 1981) estudou Design de Equipamento na Fbaul. Simultaneamente deu formação em stop motion e fez a coordenação de conteúdos para os filmes de Tiago Pereira. Mais tarde formou-se em Design e Multimédia pela UMa. Trabalhou em produção e comunicação cinematográfica, para produtoras como O Som e a Fúria e a Terratreme. Recentemente dedica-se a trabalhar mais de perto com a comunidade, como são exemplo os projectos Património e Memória Colectiva – uma formação para idosos de recolha audiovisual – e o Programa Transforma – Programa para uma cultura Inclusiva no Alentejo Central -, desenvolvido na Escola Secundária de Montemor-o- Novo.

PATRIK THOMAS

patrikthomas.de
Patrik (Alemanha, 1986) estudou Arte dos Media, Cenografia e Escultura na Academia de Belas Artes de Munique, tendo passado pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, São Paulo e Leipzig. Trabalha principalmente como cineasta, artista dos média e educador em cursos de cinema e arte para jovens. A sua experiência enquanto docente inclui a Universidade Aplicada de Munique, a Academia de Belas Artes de Leipzig, além de dez anos de experiência a organizar o MOVIMENTO, uma oficina colaborativa de cinema em Portugal. É diretor artístico do projeto Cine Velo Cité em Munique, um laboratório móvel de cinema em bicicleta para espaços urbanos que combina arte pública com literacia dos média.

SARA WITTMANN

Sara (Portugal, 1999) navega entre as artes visuais, plásticas e sonoras, aliando os conhecimentos adquiridos na sua formação académica a um constante processo de experimentação e descoberta do mundo que percorre. Passou pelo Conservatório de Música de Lisboa, pela Escola António Arroio (Design Gráfico e Realização Plástica do Espetáculo) e estudou Ilustração no Ar.Co. Desde 2022, facilita formações em vários países da Europa, explorando a Expressão Artística como ferramenta para o desenvolvimento social. Como profissional independente, trabalha em diversas áreas da multimédia, incluindo vídeo, fotografia, cenografia e design gráfico. Em 2023, fundou a Jam Poética, um projeto que une poesia e improvisação musical para criar espaços de partilha e fortalecer comunidades inclusivas. Jam Poética. 

SÍLVIA FÉLIX

Silvia (Portugal, 1979) é licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia e pós-graduada em Educação STEAM pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem também formação em arte e cidadania pela F.C. Gulbenkian e o Centro de Formação João dos Santos; pedagogia da arte pela Nextart; arte-terapia pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia; e realização audiovisual pela ETIC. Tem significativa experiência em projetos de participação cívica, educação e comunidade.

SÓNIA NOGUEIRA

Sónia (Portugal,1984) tem formação em Design de Cena, com bacharelato concluído na Escola Superior de Teatro e Cinema. Os seus interesses e percurso profissional expandiram-se para além das artes convencionais através de extensas viagens, durante as quais teve a oportunidade de estudar e trabalhar como educadora numa escola da floresta. Esta experiência proporcionou conhecimentos valiosos sobre metodologias de ensino alternativas e sobre como criar ambientes de aprendizagem envolventes e criativos ao ar livre. A viver em Estremoz desde 2017, atualmente dedica- se à agricultura regenerativa, tendo-se especializado em agrofloresta sintrópica. Na herdade do Bailão, onde reside actualmente, além de produzir azeite e desenvolver produtos de herbalismo, contribui ativamente para a organização de cursos e workshops.